Classificação dos tipos de movimentação de carga

Para garantir que as operações de movimentação de carga sejam realizadas de forma segura e controlada, as organizações devem realizar a classificação das operações através da avaliação dos perigos associados a atividade para determinar quais medidas devem ser adotadas para cada categoria, aplicando medidas mais rigorosas naquelas que tem um elevado nível de perigo

É muito importante que a classificação das operações seja realizada por um profissional com conhecimento macro das atividades de movimentação de carga.

Dessa forma, é possível a empresa gastar energia e maior controle nas operações que possuem elevada magnitude de risco e possibilitar que atividades com baixo risco, possam ser realizadas de forma automática, evitando que haja o endurecimento de regras e procedimentos a operações simples, favorecendo a produção.

A análise de riscos envolvendo operações de movimentação de carga deve ser realizada levando em consideração diversos fatores, dentre eles ao ambiente em que a operação está sendo realizada, a complexidade da operação, dentre outros.

A classificação dos tipos de movimentações de carga podem ser realizados conforme um procedimento determinado por cada organização. Uma forma de classificar as operações de movimentação de carga pela Rigging Brasil são: básicas, intermediárias e complexas e também podem ser subclassificadas em operações rotineiras e operações não rotineiras.

As medidas que podem ser adotadas em operações que envolvem elevados riscos são: acompanhamento de terceira parte, auditoria prévia da operação, check lists específicos, dentre outros controles que podem ser aplicados para garantir que as operações ocorram conforme planejado, normalmente realizadas através de um procedimento operacional ou uma instrução de trabalho.

Assim, é extremamente importante a presença dos profissionais de segurança do trabalho em campo para realizarem a classificação dos tipos de movimentações de carga juntamente com as áreas operacionais, determinando as operações mais críticas e estabelecer os controles a serem adotados para garantir que as atividades de movimentação de carga ocorram dentro dos padrões de segurança e de forma eficaz.

Consulte os serviços da Rigging Brasil, podemos auxiliar sua organização a estabelecer um programa altamente eficaz para as atividades de movimentação de carga.