Grampo para cabo de aço

Grampo para cabo de aço é um acessório utilizado para transformar um cabo de aço em uma linga, formando com a sua fixação, um olhal em sua extremidade.

A aplicação dos grampos para cabo de aço são muito úteis quando precisamos executar uma atividade e não sabemos o seu comprimento, ou os recursos necessários não permitem outro tipo de fixação do olhal. Como exemplo de aplicação do grampo para cabo de aço são: linhas de vida, sustentação de portas de fornos, portões, arvorismo, equipamentos especiais, cabos de segurança de máquinas, dentre outros.

Os modelos de grampo para cabo de aço são:

Grampo leve

grampo leve para cabo de aço

Os grampos leves para cabo de aço modelo leve deverão ser aplicados em situações que não exigem grandes esforços como utilização em guarda-corpos e prateleiras.

Grampo pesado

Grampo pesado para cabo de aço

Os grampos pesados para cabo de aço deverão ser utilizados em movimentações horizontais, cabos estáticos e a fixação de cabos de aço em equipamento de elevação de carga.

Utilização de grampos para fabricação de Lingas para elevação de carga:

De acordo com a nova norma de grampos para cabo de aço – ABNT NBR 11900-4 – Terminal para cabo de aço
Parte 4: Grampos leve e pesado publicada em 06/04/2016, foram apresentadas instruções de uso e segurança na utilização de grampos para cabos de aço.

Essa norma substituirá as normas ABNT NBR 7163:1991, ABNT NBR 11098:1989 e ABNT NBR 11099:1989.

Linga fabricada com grampo

Como definido, está proibido a utilização de grampo pesado para fabricação de lingas de cabos de aço. A utilização de grampos para confecção de lingas foi extinto devido aos elevados riscos na operação, uma vez que os grampos tem a função de impedir que os cabos de aço ao serem dobrados não escorreguem. A confecção desse tipo de linga depende muito da montagem, uma vez que deve-se atentar ao torque aplicado a cada porca, qualidade do grampo, distância entre grampos e quantidade de grampos pelo diâmetro do cabo de aço.

 

 

 

 

Montagem dos grampos para cabo de aço:

O método de montagem de grampos é essencial para garantir a eficiência do olhal, devendo verificar todos os fatores (quantidade de grampos, espaçamento, posição e torque) para a confecção do terminal.

Como proposto, todos os ensaios e verificações deverão ser realizados por uma pessoa qualificada – (pessoa habilitada por órgão de competência profissional e treinamento formal em inspeção em cabos de aço e acessórios conduzidos por organizações competentes). A Rigging Brasil possui treinamentos específicos para a capacitação técnica de profissionais com tais requisitos.

Confira abaixo a especificação do fabricante quanto a quantidade de grampos utilizados para cada diâmetro de cabo de aço, assim como o espaçamento adequado. É muito importante a fixação ser realizada com o torque indicado pelo fabricante, oferecendo a pressão necessária para manter o atrito do cabo de aço com o grampo, evitando que o mesmo escorregue na solicitação a tração.

 

Tabela grampo para cabo de aço leve

 

Tabela grampo para cabo de aço pesado

 

Confira a carga de trabalho da linga montada, uma vez que há perda de eficiência na utilização dos grampos de cabos de aço em pelo menos 30% comparada a lingas fabricadas com terminais de aço com olhal trançado.

A Rigging Brasil recomenda, sempre que possível utilizar laços de cabos de aço com presilhas de aço para confecção de olhais. Tal método garante uma segurança muito maior do terminal, uma vez que o cabo de aço é trançado e a presilha de aço é utilizada apenas para fechamento das pernas mortas do cabo de aço, finalizando o acabamento.