Inspeção com uma empresa especializada!

4 de agosto de 2017

A segurança no segmento de Movimentação de Cargas deve ser sempre uma das principais prioridades dentro de todas as empresas, tendo em vista os diversos riscos envolvidos nas mais diversas operações.

A inspeção dos equipamentos e materiais utilizados nos processos deve ser realizada na periodicidade definida nos critérios normativos a fim de detectar desgastes que possam comprometer a operação e solicitar manutenções para adequação.

Inspeção com uma empresa especializada!

  1. Riscos de uma Inspeção Interna

Profissionais com baixo conhecimento na diversidade de materiais e equipamentos destinados a elevação de cargas (ponte rolante, talhas, cintas têxteis, correntes, cabos de aço, manilhas, olhais e etc.) podem realizar inspeções pouco criteriosas colocando em risco as movimentações realizadas na empresa.

Dificuldade em se manter e gerir todo o alto volume de documentação pelo prazo estipulado em lei.

Ações trabalhistas acionadas por desvio de função, caracterizada pelo fato do profissional ser contratado e registrado para outra atividade.

E por fim laudos sem emissão de ART oque faz com que o documento não tenha valor legal.

Solução

Nesta situação sempre recomendamos a contratação de empresas especializadas em inspeção desses materiais e equipamentos , além de experiência e conhecimento prático em inspeções, essas empresas possuem grande conhecimento nos critérios de avaliação para certificação e emissão dos laudos.

2. Riscos de Tercerizar sem critério

Contratar uma terceirizada que não possui empresa aberta, que não têm o seu profissional registrado e qualificado para o serviço que presta ou não está registrada na atividade inerente ao serviço comercializado. Com isto a empresa que contratou esse serviço em casos de fiscalização ou ações onde é necessária a apresentação de documentos, esses laudos não apresentam valor legal.

Solução

Na contratação do terceiro verifique toda a documentação do seu fornecedor e veja se a atividade econômica é compatível com o serviço prestado e desconfie de orçamentos onde o valor orçado não é compatível com a responsabilidade do serviço prestado. Afinal, quanto vale um serviço que certifica um material que põem em risco vidas?

3. Riscos de uma Inspeção pelo Fabricante

Avaliações tendenciosas ou influenciadas por questões não relacionadas às normas técnicas. Ou seja, como ter certeza de que não há conflito de interesse quando o terceiro que condena é o mesmo que fornece esse material? E quando o material vem com algum defeito de fabricação, o terceiro que vendeu vai condenar o material na inspeção e arcar com esse custo? Empresas que contratam este tipo de terceiros aceitam o risco de  aumento de gastos na compra desse tipo de material e o risco de movimentar uma peça com o material fora das condições ideais.

Outro fator importante é o conhecimento técnico que um fabricante possuem em um produto que ele não fabrica. Como ele pode realizar inspeções em produtos que ele não fabrica sem uma programação de treinamentos internos e reciclagens periódicas.

Solução

Por isto o correto é ter uma terceira para fornecer os materiais de elevação e outra terceira para inspecioná-los baseando-se somente nas normas técnicas vigentes – Inspeção com uma empresa especializada!

Sempre que precisar certificar seus materiais de elevação de cargas, se faça 3 perguntas: Devo terceirizar ou inspecionar internamente? Se vou contratar, a terceira esta legalizada para fazer este tipo de serviço? Se estiver, ela é fornecedora dos mesmos produtos que inspeciona?

Por isto a Rigging Brasil é a melhor opção, possui mais de 10 anos de experiência em clientes de segmentos variados, possui vasto conhecimento em todos os tipos de materiais de elevação de cargas, não é fornecedora de nenhum produto e todos os profissionais passam regularmente por treinamentos de reciclagem e adequação. Além de ser a única empresa no Brasil a trabalhar com um sistema de inspeção online que disponibiliza seus laudos em tempo real.

Precisa de inspeção e certificação nos seus materiais de elevação de cargas, ligue para a Rigging Brasil – Inspeção com uma empresa especializada!