Inspeção em Cabos de Aço – Arames Partidos

A inspeção em cabos de aço é de grande importância para garantir a segurança dos usuários e a longevidade do equipamento.

Sua metodologia se baseia desde o recebimento do material até sua aplicação final.

A Inspeção em cabos de aço deve ser realizada por um responsável qualificado que deverá analisar a atividade e exposição do cabo de aço e determinar a periodicidade para tal.

Obs. Responsável Qualificado, aquele que foi capacitado por um centro de formação profissional especializado, comprovado por meio de certificado. Consulte nossos treinamentos.

Inspeção inicial

Ao receber um novo lote de cabo de aço a ser utilizado, deve-se verificar que o material esteja conforme o solicitado em projeto, pelo manual do equipamento ou pelas características coletadas do cabo de aço anterior.

Inspeção visual diária

O usuário deve a cada dia de trabalho, verificar todas a partes visíveis do cabo de aço em operação com o intuito de detectar sinais de deterioração e deformação.

Inspeção periódica

A inspeção periódica deve ser executada por uma pessoa treinada e preparada para tal finalidade.

Sua frequência pode ser estabelecida por:

  1. Os requisitos previstos em lei nacional;
  2. O tipo de equipamento e as condições ambientais a qual o mesmo está exposto;
  3. Resultados de inspeções anteriores;
  4. Tempo de serviço do cabo.

Observações

  1. Inspeção em cabos de aço deve ter seu intervalo reduzido, caso o cabo de aço esteja próximo de sua troca.
  2. Caso o cabo de aço esteja parado no equipamento durante um período maior do que 90 dias, o mesmo deverá ser examinado através de uma inspeção especial antes do reinício do trabalho.

Especificamente nesse Post estamos falando da quantidade de arames rompidos 

A ruptura de arames normalmente ocorre por abrasão ou por fadiga de flexão. Pode ocorrer tanto nos arames externos quanto internos, caso o cabo possua alma de aço. As rupturas externas podem ocorrer no topo das pernas ou na região de contato entre as pernas(vale) sendo esta, junto com as rupturas de arames da alma, as mais críticas.

Deve-se anotar o número de arames rompidos na Inspeção em cabos de aço e a localização da ruptura em um comprimento equivalente a seis vezes o diâmetro do cabo de aço ou trinta vezes o diâmetro do cabo de aço. Observar se as rupturas estão distribuídas uniformemente ou se estão concentradas em uma ou duas pernas apenas. Neste caso há o perigo dessas pernas se romperem antes do cabo.

Apresentamos a seguir o critério  a ser aplicado para a substituição de cabos de aço conforme a quantidade de arames rompidos de acordo com a norma ABNT NBR ISO 4309- Inspeção em cabos de aço – Critérios de inspeção e descarte.

A tabela a seguir indica a quantidade máxima aceitável de arames rompidos ao longo de um ponto analisado no cabo de aço. Caso a quantidade de arames rompidos exceda o descrito, deve-se substituir o cabo de aço imediatamente.

Geralmente, quando detectado um rompimento de arames no vale, certamente outros estarão rompidos ou na eminência de se romper, conforme verificado no vídeo apresentado pelo Engenheiro Gustavo Cassiolato mais de 1 arame rompido no vale, no comprimento
de 1 passo, já é motivo suficiente para retirar o cabo de trabalho, de acordo com a norma ABNT NBR 4309.

Para maiores informações sobre inspeção em cabos de aço, consulte

Fonte: ABNT NBR ISO 4309- Inspeção em cabos de aço – Critérios de inspeção e descarte e Manual técnico CIMAF Cabos de aço.