Inspeção em linha de vida

Você sabia que as linhas de vida devem ser periodicamente inspecionadas?

De acordo com a norma ABNT NBR 16325-1 Proteção contra quedas de altura Parte 1: Dispositivos de ancoragem tipos A, B e D as linhas de vida devem ser inspecionadas pelo menos uma vez a cada 12 meses.

As linhas de vida devem ser avaliadas por um profissional qualificado, que irá realizar inspeção visual a fim de detectar desgastes e deformações, além de avaliar a montagem realizada, confrontando com os requisitos normativos.

A Rigging Brasil possui estrutura e conhecimento técnico para inspecionar linhas de vida. Os laudos desenvolvidos pelo departamento de Engenharia apresentam detalhes específicos obtidos na coleta de dados a campo, apresentado para o cliente a real situação de cada componente: ponto de ancoragem, cabos de aço, acessórios de fixação, etc.

Os relatórios dos laudos são apresentados com fotos de cada componente da linha de vida inspecionada e atendem ao requisito normativo A4.4 da ABNT NBR 16325-1.

Além da inspeção visual realizada a campo, o departamento de Engenharia da Rigging Brasil avalia toda documentação da linha de vida como: projeto, memorial de cálculo, certificado de acessórios, etc. Outra análise realizada é o fator de queda, item muito importante a ser avaliado em uma linha de vida, que está diretamente ligado com a eficiência e proteção do trabalhador em caso de necessidade de utilização da linha de vida.

De acordo com estatísticas de acidente no trabalho, queda com diferença de nível é uma das principais causas de acidentes graves e fatais, tanto no Brasil como no Mundo. No ano de 2015 houveram 198 óbitos por queda com diferença de nível.

Para isso as organizações devem além de instalar, efetuar inspeções periódicas nas linhas de vida a fim de mantê-las em bom estado, uma vez que sua utilização pode ser não planejada.