Segurança na Operação de Plataformas Elevatórias

Em entrevista publicada em Fevereiro de 2018 na revista CIPA, o Engenheiro Gustavo Cassiolato, diretor técnico da Rigging Brasil e Escola da Movimentação apresentou conceitos importantes para operação segura em Plataformas Elevatórias.

São apresentados na matéria os EPI´s adequados as atividades operacionais, assim como requisitos importantes para a capacitação dos profissionais que operam as  Plataformas Elevatórias..

Confira a matéria na íntegra: Entrevista Gustavo Cassiolato _ Plataforma elevatória

EPI´s

Para operação de Plataformas Elevatórias, os operadores devem obrigatoriamente utilizar cintos de segurança tipo paraquedista com um cabo dos cabos fixo a estrutura do equipamento, além da  bota de segurança, colete refletivo e capacete com jugular.

Outros EPI´s se fazem necessários de acordo com o agentes expostos no ambiente de aplicação do equipamento na empresa e com o modelo do equipamento como: Protetor Auricular, Luvas, dentre outros.

Onde necessária a utilização de luvas, recomendamos que os operadores utilizem luvas com elevada maleabilidade, uma vez que há equipamentos que possuem botões e comandos que necessitam de precisão durante a operação, onde luvas grossas podem atrapalhar os comandos e causar acidentes.

Os fabricantes dos equipamentos indicam nos manuais de utilização o nível de ruído emitido pelos motores dos equipamentos (quando aplicável), assim deve-se adotar no programa de audiometria adequado para cada equipamento.

Deve-se também levar em consideração o abastecimento das  Plataformas Elevatórias movidas a combustão, onde os operadores que normalmente fazem o abastecimento da mesma, devem utilizar máscara e óculos de proteção.

TREINAMENTO

De acordo com Cassiolato, a capacitação profissional dos operadores desses equipamentos: Plataformas Elevatórias, Cestos aéreos e Manipuladores Telescópicos devem ser realizados com centros de treinamento específicos, abordando muito além da simples operação do equipamento.

O conteúdo programático dos treinamentos deve ser adequado conforme as recomendações normativas apresentadas na NR – 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos e NR -18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

Assim, são conhecimentos importantes a serem abordados nos treinamentos: as responsabilidades do operador, análise dos riscos inerentes as operações,, material a ser utilizado na operação, princípios de segurança de elevação, patolamento ( quando houver), limitações de velocidade de ventos em operações, equipamentos que podem ser utilizados na operação , boas práticas de movimentações, entre outros tópicos que são de extrema importância para garantir a operação segura e correta do equipamento.

Para garantir a segurança na utilização das  Plataformas Elevatórias, as empresas devem adotar um procedimento operacional  bem estruturado, apresentando:

  • Requisitos de segurança;
  • EPI´s necessários;
  • Documentos para liberação de uso do equipamento;
  • Capacitação dos profissionais (carga horária do treinamento teórico e prático, reciclagem, etc);
  • Check list pré-operacional;
  • Programa de inspeção periódica e controle de manutenção.

Para atividades críticas, indicamos além do procedimento operacional, ser elaboradas instruções de trabalho, indicando como os profissionais devem executar as atividades. Nesse documento são previstos os locais de posicionamento das  Plataformas Elevatórias, a abertura a ser realizada e demais configurações para garantir que a operação seja realizada de forma segura e dentro de um padrão pré-estabelecido.