MANUTENÇÃO DE PONTE ROLANTE E TALHAS

Adequação NR12

A Rigging Brasil com seu departamento de Engenharia realiza uma avaliação individual de cada equipamento, indicando a instalação ou substituição de componentes para atendimento normativo a NR 12 com a finalidade de garantir o uso seguro do equipamento, do local de trabalho e do processo.

Através de um minucioso estudo, as avaliações para adequação a NR 12 são baseadas nos três pontos principais:

 Verificando a documentação existente e inventário do equipamento
 Entendendo o processo operacional e produtivo em que é aplicado
 Apreciação de riscos atendendo a ISO 12100

As exigências apresentadas na norma devem ser adotadas na operação dos equipamentos, que devem dispor de:

 Sistema anti-colisão entre as pontes, entre as talhas ou carros
 Limites de translação magnéticos ou por sensores
 Sistemas de falta e supervisão de fase e contator colado
 Redundâncias no limite de subida (limite contra peso)
 Limitador de carga
 Botoeira com no máximo 24V
 Sinalização Áudio Visual
 Batedor anti-colisão
 Outros Opcionais

O sistema anti-colisão entre as pontes rolantes, talhas ou carros são instalados em equipamentos que estão localizados em um mesmo caminho de rolamento, onde os sensores fotoeléctricos do componente evitam a colisão entre os mesmos, evitando danos estruturas e riscos de acidentes de grandes proporções.

O fim de curso é um recurso essencial para garantir a integridade do equipamento na sua utilização. Sua função é limitar o range de trabalho do equipamento, evitando choques, colisões, engastamento e demais avarias que podem comprometer a integridade do equipamento e consequentemente sua segurança. Pode ser instalado no caminho de rolamento, no curso de trabalho do cabo de aço, no curso de trabalho do troley, dentre outros.

O sistema de supervisão de falta e inversão de fases oferece a garantia que a falta de fase não gere perda de torque e garanta a correta operação e comando do equipamento. O sistema de supervisão de contactor colado oferece a oportunidade do operador acionar o botão de emergência em caso de sobrecarga ou curto circuito que possa colar os contatores.

De acordo com os itens 12.14 e 12.36 da referida norma, o operador não pode ter contato com tensão maior que 24V, dessa transformadores de tensão são utilizados para adequação da tensão de contato com operador do equipamento. A sinalização audiovisual também são componentes que podem ser instalados pela Rigging Brasil para adequação normativa. Sirenes e iluminação específica são instalados quando acionados pelo operador do equipamento, como por exemplo na translação, orientando as pessoas que o equipamento irá se deslocar.

Além do que a norma obriga, segurança nunca é demais e constantemente são desenvolvidos e criados novos componentes para otimizar a segurança tanto do equipamento quanto do operador como red zone, dispositivos de leitura de uso e desgaste do equipamento (Fup4Lift) dentre outros. Contate a Rigging Brasil para adequação dos equipamentos de guindar a NR12, oferecendo todo subsídio necessário para sua organização atender os requisitos mínimos de segurança operacional na movimentação de cargas envolvendo equipamentos de guindar.