Check list de empilhadeira

 

Check list de empilhadeira é essencial à realização previamente ao início da operação com empilhadeira, visando a segurança do operador, de outros colaboradores, um bom funcionamento do equipamento e garantindo perfeitas condições de execução.

 

Check list de Empilhadeira: O que são?

 

O checklist aplicado na empilhadeira consiste em uma lista de itens a serem verificados, incluindo desde a qualificação do motorista e uso de epi’s até as condições dos equipamentos veiculares. Dessa forma, tem o objetivo de garantir a segurança e o bom uso da ferramenta.

As empilhadeiras são bastante utilizadas para manipulação e transporte de cargas.

Utilizado em grande escala na indústria, construção civil e empresas de médio e grande porte no varejo.

O uso das empilhadeiras na indústria deve seguir as Normas Regulamentadoras – NR 11 e NR 12.

A NR11  normas e medidas para a segurança de trabalhadores que operam no transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de cargas.

A NR12 estabelece normas de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

Ao estudar a NR11 e NR12 e conferir a operação nas empresas, reunimos uma série de itens que devem ser verificados.

Assim, você e sua empresa podem ter mais segurança no trabalho e movimentação de empilhadeiras.

 

Confira um Check List diário que preparamos para você:

 

  • Habilitação e EPI’s

-Habilitação:

De acordo com as normas de segurança o operador de empilhadeira deve ter uma habilitação. Não deve ser confundido com uma CNH!

 

– EPI’s:

Deve ser obrigatório o uso de equipamento de proteção individual, operador de empilhadeira está sujeito a ambientes de alto risco de movimentações de cargas.

 

-Identificação do Operador:

A NR12 exige que operadores de empilhadeiras devem sempre estar com seus documentos de identificação contendo nome, função e fotografia e deixar sempre em local visível.

 

– Buzina e som de ré:

A buzina deve ser usada com consciência, uma vez que a operação pode ser em locais fechados. E o som de ré é sempre para indicar a todos a sua volta sobre a movimentação da empilhadeira.

 

– Luzes de segurança:

Faróis, giroflex e luzes de freio e de ré é sempre bom checar se estão funcionando antes de usar o equipamento.

 

-Equipamentos de Segurança:

Cinto de segurança, que pode evitar acidentes mais graves, principalmente ao operador.

E o extintor de incêndio que deve ter em todo veículo em caso de emergências.

 

  • Análise Visual do operador de empilhadeira

Nessa etapa o operador deverá analisar visualmente o equipamento, verificando possíveis problemas como vazamentos de água, sistema de Lubrificação e problemas operacionais.

 

  • Motor

Deverá ser analisado se todos os fios estão conectados, correia, ventoinha, filtro de ar e presença de oxidação em peças.

 

  • Radiador

O operador deve ser atentar ao nível de água ou líquido arrefecedor, garantindo o bom funcionamento do sistema de refrigeração do equipamento.

 

  • Cilindro de gás ou bateria

Nessa etapa o check list sofrerá alterações, considerando o fabricante do equipamento.

Para empilhadeiras a gás é necessário verificar a mangueira do cilindro e o cilindro, visando sempre encontrar possíveis pontos de vazamento.

Para empilhadeiras movidas a bateria, o operador deve se atentar a carga da bateria, verificando sempre se está com carga total para a realização do trabalho.

 

  • Freios, pedais e garfos

Todo os equipamentos precisam estar em bom estado. Nessa etapa, o operador deverá realizar testes práticos. Verificando ruídos estranhos, funcionamento dos garfos, rotação de rodas e funcionamento dos freios.

É sempre importante garantir um bom funcionamento do equipamento e garantir a segurança total da operação.

 

  • Condição Geral

A condição geral do equipamento tem o objetivo de garantir a melhor utilização e conscientização do operador.

Sempre verificar se há algum arranhão, deformações, itens quebrados, ao realizar esta verificação antes de usar um equipamento, o operador vai buscar devolver da mesma forma que pegou.

Ainda mais se você tiver controle de quem foi o último que utilizou, dessa forma você saberá o estado anterior e vai confrontar com o estado atual. Observe sempre a cabine, o painel, a parte interna e externa do veículo.

 

Como aplicar de Check list ?

 

O que nós indicamos para sua operação é que aplique o checklist sempre antes que o equipamento for utilizado.

Verificando os itens importantes que podem garantir a segurança não só do motorista, mas de todos à sua volta, você reduz consideravelmente o risco de acidentes que podem acontecer na operação.

Ao garantir melhor uso, garante também que a empilhadeira possa durar mais tempo. Evitando uma nova compra, reduzindo o custo operacional.

Este documento bem elaborado e implantado com sucesso, sendo realizado efetivamente pelo operador, pode aumentar a segurança da operação de forma significativa.

 

Entre em contato com um de nossos técnicos e saiba mais!

Acesse www.riggingbrasil.com.br