Inspeção em linha de vida – Dúvidas comuns

23 de novembro de 2020

 

 

Pelo menos uma vez a cada 12 meses, cada dispositivo de ancoragem deve ser submetido a uma inspeção periódica, conforme as instruções do fabricante. Na aprovação da inspeção, a data da próxima inspeção deve ser marcada na  documentação de controle do dispositivo de ancoragem e, se possível, esta data deve também estar marcada junto ao dispositivo de ancoragem.

Em ambientes sujeitos a exposição de intempéries com probabilidade de deterioração maior dos acessórios, esse prazo deve ser reduzido conforme grau de exposição.

 

Quem pode inspecionar?

 

De acordo com a norma 16.325 as linhas de vida devem ser inspecionadas por um profissional legalmente habilitado, necessitando de uma ART para validar o serviço realizado.

A Rigging Brasil está apta a realizar inspeção de linha de vida, adotando a ANBR NBR 17020 como norma referência do serviço, adotando total imparcialidade e oferecendo um serviço de alta qualidade.

 

Qual norma devo seguir para inspecionar linhas de vida?

 

Para inspecionar linhas de vida, devemos nos atentar a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho – NR 35, Trabalho em Altura, e a norma brasileira da ABNT – NBR 16325-1 e 16325-2.

 

Como é feita a inspeção de linha de vida?

 

Inicialmente a inspeção é realizada através da parte documental, onde são verificados os projetos e demais documentos inerentes a instalação da linha de vida.

Posteriormente, são verificados através de análise dimensional e visual os principais componentes da linha de vida como cabos de aço, pilares de suporte, esticadores, grampos, vigas, trolleys, equipamentos soldados e projetados específicos para a linha de vida e demais componentes que a linha de vida apresentar.

A inspeção visual e dimensional em linhas de vida tem como finalidade identificar desgastes, avarias e deformações em qualquer componente que possa reduzir sua capacidade de carga quando o recurso for solicitado.

 

 

Se minha linha de vida não tiver projeto, o que devo fazer?

 

Toda linha de vida deve possuir projeto de instalação, porém algumas organizações não possuem e ficam com o recurso instalado sem estar devidamente certificado. Dessa forma, a Rigging Brasil realiza uma inspeção prévia e faz o levantamento de dados para realização de novos cálculos para avaliar os elementos utilizados na instalação.

Assim, se a linha de vida apresentar boas condições físicas, utilizar materiais e componentes adequados e estiver com os valores calculados dentro dos parâmetros estabelecidos em norma, ela pode receber um novo projeto e estar apta a uso.

Caso contrário, se não atender a algum requisito, a Rigging Brasil irá apresentar um plano de ação para a organização realizar as devidas providências a fim de adequar a linha de vida para utilização.

 

Qual documentação deve apresentar uma linha de vida?

 

A documentação de instalação deve conter pelo menos as seguintes informações:

  1. a) endereço e localização da instalação;
  2. b) nome e endereço da empresa ou do profissional legalmente habilitado responsável pela instalação;
  3. c) nome da pessoa encarregada pela instalação;
  4. d) identificação do produto (fabricante do dispositivo de ancoragem, tipo, modelo);
  5. e) dispositivo de fixação (fabricante, produto, tensão permitida e forças transversais);
  6. f) plano de instalação esquemático, por exemplo, do telhado, e um manual de utilização, sobre, por exemplo, onde os pontos de ancoragem estão localizados;
  7. g) projeto de instalação.

 

A Rigging Brasil oferece todo o suporte e estrutura necessária para o segmento de ancoragem e Linha de vida, customizadas para as necessidades de cada projeto, com versatilidade, segurança, rapidez e eficácia.

Fale com um de nossos técnicos e tire todas as suas dúvidas sobre Inspeção em Linhas de Vida!

riggingbrasil.com.br

Tel: (11) 2532-0529