Ordem de Serviço

Ordem de serviço é obrigatória?

Em 30 de Julho de 2019 tivemos a publicação da portaria 915, do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, onde a NR-1 sofreu uma revisão na qual manteve a obrigatoriedade das empresas emitirem Ordens de Serviço em Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais.

O que é uma Ordem de Serviço?

Ordem de serviço é um documento que estabelece os regulamentos e procedimentos internos de segurança e saúde no trabalho da empresa, que deve ser informada a cada funcionário, que deve cumpri-la plenamente.

Aplicação de uma ordem de serviço em atividades de movimentação de carga?

Podemos separar ordem de serviço nas atividades específicas de movimentação de carga em duas formas:

  • Procedimento geral de movimentação de carga
  • Procedimento específico de cada operação

No procedimento geral de movimentação de carga são apresentadas as diretrizes de uso de cada equipamento, responsabilidades, tipos de atividades, documentos necessários para execução das atividades, regras de segurança, periodicidade de inspeção, manutenção preventiva e corretiva, normas adotadas, situações de emergência, capacitação e treinamento, dentre outros.

O procedimento geral de movimentação de carga deve ser a diretriz utilizada pelos funcionários e terceiros que vierem a acessar a organização, conhecendo as regras para cumpri-las a risca.

Recomendamos que o procedimento geral de movimentação de carga especifique cada equipamento a ser utilizado no processo de movimentação de carga como pontes rolantes, talhas, guindastes, empilhadeiras, dentre outros.

Vale a pena lembrar que muitas organizações multinacionais generalizam o termo crane e adotam a operação de pontes rolantes com a mesma metodologia de guindastes. Com esse formato, as organizações ficam limitadas e não conseguem utilizar corretamente os recursos disponíveis.

O procedimento específico para as operações de movimentação de carga, podem ser apresentados através de um plano de carga ou um plano de rigging seguido de uma instrução de trabalho.

A Rigging Brasil possui um departamento específico para desenvolver procedimentos para operações de movimentação de carga. Conheça nosso sistema de gestão de movimentação de carga segura e adeque suas operações a NR-1.