ISO 45001 na Movimentação de Cargas

A Norma ISO 45001 na Movimentação de Cargas

 

A ISO 45001 é a primeira norma internacional de saúde e segurança ocupacional (SSO) do mundo, que irá auxiliar as organizações a proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus colaboradores, terceiros e demais envolvidos a evitar mortes, lesões e problemas de saúde relacionados com o trabalho e melhorar continuamente o seu desem­penho de SSO.

Como substituição da OHSAS 18001, a norma ISO 45001 irá prover maior envolvimento da alta direção, garantindo que a gestão de saúde e segurança esteja alinhada com a gestão estratégica da organização, melhor integração com as normas de sistemas de gestão existentes, dentre outros.

A referida norma especifica os requisitos para um sis­tema de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO), com orientações para a sua utilização. Ela permite às organizações fornecer condições de tra­balho seguras e saudáveis para a prevenção de lesões e problemas de saúde relacionados com o trabalho e proativamente melhorar o desempenho SSO.

 

ISO 45001 na Movimentação de Cargas alt

 

Sabemos que movimentação de carga é uma das atividades listadas na segurança do trabalho como prioridade na segurança,  visto os perigos inerentes dos processos e a magnitude que um acidente pode causar.

No atual cenário nacional, a busca pela otimização de processos, especificamente na movimentação de cargas é nítida a crescente utilização de equipamentos modernos, robustos e operados a partir de controle remoto.

Dessa forma, a aparente facilidade na manipulação das cargas, oferece uma falsa sensação de segurança, expondo muitas vezes os operadores a elevados perigos, onde muitas vezes não são identificados nas análises de risco.

Dessa forma as organizações que adquirem novos equipamentos, visando a melhoria contínua dos processos, conforme preconizado na ISO 45001, devem se atentar a diversos fatores, como:

  • Aquisição de equipamentos que atendam a legislação nacional – NR11, NR12;
  • Solicitar manual do equipamento, book técnico e ART;
  • Realizar comissionamento com empresa de terceira parte;
  • Estabelecer procedimento operacional adequado com ordem de serviço – NR01;
  • Identificar e eliminar perigos nas operações, informando aos operadores corretamente como tratar cada perigo;
  • Avaliar a eficácia dos controles estabelecidos;
  • Capacitar operadores para utilização segura dos equipamentos;
  • Avaliar periodicamente a eficácia dos treinamentos realizados.

Requisito normativo: ISO 45001 – Elemento 6.1.2 – “ A organização deve estabelecer, implementar e manter um processo para avaliar os riscos de SSO relativos aos perigos identificados, levando em consideração a eficácia dos controles existentes.

O ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) pode ser aplicado às atividades de movimentação de carga, onde apresentamos o ciclo destacado na ISSO 45001:

 

ISO 45001 na Movimentação de Cargas alt

 

Liderança e participação dos trabalhadores

A alta direção deve assumir a responsabilidade geral e prestação de contas para a proteção da saúde e segurança relacionadas com o trabalho dos trabalhadores e necessidade de desenvolver, liderar e promover uma cultura que suporte o sistema de gestão de SSO.

Há um maior enfoque para a alta direção demonstrar liderança e compromisso com o sistema de gestão e assegurar a participação ativa dos trabalhadores no desenvolvimento, planejamento, implementação e melhoria contínua do sistema de gestão de SSO.

 

Planejamento

A identificação e avaliação dos perigos é fundamental e deve incluir atividades de rotina e não-rotineiras, entre outros, bem como os trabalhadores, contratados, visitantes e outros não sob o controle direto da organização.

A norma exige que as organizações estabeleçam um processo para determinar e atualizar os requisitos legais e outros requisitos que são aplicáveis aos seus perigos e riscos de SSO.

No que tange ao planejamento das atividades de movimentação de carga, é importante as organizações se conscientizarem que cada operação é uma operação, principalmente as não rotineiras. Dessa forma, cada carga movimentada deve ser analisada separadamente, avaliando todos recursos necessários, técnicas, métodos e procedimento.

 

Suporte

As organizações precisam garantir que todos os trabalhadores estejam cientes da política de SSO, dos perigos e riscos de SSO que sejam relevantes e sua contribuição para a eficácia do sistema e as implicações de não conformidades com isso.

A importância de estabelecer uma cultura de alto desempenho no requisito segurança, possibilita aos colaboradores fiscalizarem as próprias atividades e dos colegas a fim de identificarem perigos e riscos que possam comprometer as operações.

 

Operação

Planejamento e controles operacionais devem ser estabelecidos para atender aos requisitos do sistema de gestão de SSO, incluindo controles para reduzir os riscos de SSO para níveis tão baixos quanto razoavelmente viável.

Os controles podem combinar várias etapas, tais como a eliminação do perigo, substituindo fatores perigosos por não-perigosos, implementando medidas de proteção ou o fornecendo e assegurando a utilização de equipamentos de proteção individual.

 

ISO 45001 na Movimentação de Cargas alt

Avaliação de desempenho

Periodicamente deve ser avaliado o desempenho e eficácia de SSO. Metas e indicadores relevantes devem ser aplicados para oferecer uma evolução significativa no trabalho, como por exemplo a exposição de mãos de operadores nas atividades, quantidade de itens inspecionados reprovados a cada ciclo de inspeção, operações sem ordem de serviço, etc.

 

Melhoria

Reagir a incidentes ou não conformidades e tomar ações em tempo hábil, para controlar e corrigir estes e lidar com as consequências.

Determinar se incidentes ou não conformidades similares existem, ou que poderiam potencialmente ocorrer, levando a ações corretivas em toda a organização, se necessário. Embora o conceito de ação preventiva tenha evoluído ainda há uma necessidade de considerar não conformidades potenciais, ainda que, como consequência de uma não conformidade real.

 

Responsabilidade da Alta direção

A alta direção é responsável pelo cumprimento da política e está diretamente ativa na elaboração e acompanhamento das atividades da ISO. Ela quem faz a análise crítica e recebe o consultor na auditoria, indicando os investimentos, melhorias e status do serviço.

 

 

A Rigging Brasil possui técnicos qualificados para auxiliar sua organização a proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus colaboradores, melhorando continuamente o seu desem­penho de SSO.

Possuímos todo corpo e conhecimento técnico para adequar sua empresa à norma ISO45001, levando cada vez mais segurança para seus profissionais.