MANUTENÇÃO DE PONTE ROLANTE E TALHAS

Manutenção preventiva

O Serviço de Manutenção Corretiva em Pontes Rolantes, pórticos, semi-pórticos, monovias, talhas e elevadores de carga realizado pela Rigging Brasil tem como objetivo reparar o equipamento conforme orientações dos fabricantes para garantir sua disponibilidade operacional. A Rigging Brasil realiza o serviço nos mais variados fabricantes nacionais e internacionais. Após a adequação do equipamento, são analisados e checados todos os componentes como freios, parafusos de fixação, trilhos, soldas na estrutura, rodas, eixos, rolamentos, redutores em geral, cabos de aço, correntes de aço, polias, tambores de enrolamento, sistema elétrico, batentes, botoeiras, chaves limites, motores de elevação, dentre outros.

Dessa forma, é garantida a funcionalidade adequada e segura do equipamento, onde são realizados os testes operacionais, indicando no relatório os principais movimentos realizados. O trabalho é realizado por equipe técnica de vasto conhecimento operacional multimarcas e são baseados nas principais normas de referência de fabricação, uso e manutenção de talhas e pontes rolantes como NR´s (normas regulamentadoras), NBR´s (normas técnicas nacionais) e demais normas técnicas internacionais. O serviço de manutenção corretiva apresenta um relatório individual, acompanhado de um ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) emitido pelo departamento de Engenharia devidamente registrado no CREA.

A Rigging Brasil oferece contrato de manutenção preventiva aos clientes que possuem pontes rolantes, talhas, pórticos, elevadores de carga e demais equipamentos de movimentação de carga a fim de garantir a disponibilidade dos equipamentos, manutenções e reparos programados e a segurança operacional. Dentro de um contrato de prestação de serviços – manutenção corretiva, a Rigging Brasil pode disponibilizar equipe exclusiva para atendimento emergencial 24 horas.

O Serviço de Manutenção Preventiva em Pontes Rolantes realizado pela Rigging Brasil tem como objetivo conservar e manter os equipamentos em perfeitas condições de operação, contemplando limpeza interna das partes e peças, ajustes, calibrações, substituições de peças gastas pelo uso normal dos equipamentos e execução de testes para diagnóstico de falhas. A Rigging Brasil realiza o serviço em talhas, pórticos e pontes rolantes fabricadas com correntes de aço ou cabos de aço, dos mais variados fabricantes nacionais e internacionais. São analisados e checados todos os componentes do equipamento como freios, parafusos de fixação, trilhos, soldas na estrutura, rodas, eixos, rolamentos, redutores em geral, cabos de aço, correntes de aço, polias, tambores de enrolamento, sistema elétrico, batentes, botoeiras, chaves limites, motores de elevação, dentre outros.

Testes operacionais são realizados para análise de desempenho do equipamento, avaliando ruídos, desgastes e funcionalidade correta do equipamento. O trabalho é realizado por equipe técnica de vasto conhecimento operacional multimarcas e são baseados nas principais normas de referência de fabricação, uso e manutenção de talhas e pontes rolantes como NR´s (normas regulamentadoras), NBR´s (normas técnicas nacionais) e demais normas técnicas internacionais.

O serviço de manutenção preventiva apresenta um relatório individual, acompanhado de um ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) emitido pelo departamento de Engenharia devidamente registrado no CREA.

A Rigging Brasil oferece contrato de manutenção preventiva aos clientes que possuem pontes rolantes, talhas, pórticos, elevadores de carga e demais equipamentos de movimentação de carga a fim de garantir a disponibilidade dos equipamentos, manutenções e reparos programados e a segurança operacional. Indicadores podem ser adicionados através do contrato de manutenção preventiva em pontes rolantes, apresentando:

  • Estudo dos documentos fornecidos pela manutenção sobre aquisição, fabricação, histórico de manutenções preventivas e corretivas de cada equipamentos e comissionamento;
  • Determinação da periodicidade de inspeção baseada em risco;
  • Elaboração e Implementação de Indicadores de performance dos equipamentos
  • Controle de custos fixos e variáveis;
  • Indicador MTTR (Mean Time to Repair);
  • Indicador MTBF (Mean Time Between Failures);
  • Gráficos de equipamentos disponíveis e com defeito;
  • Listas de peças sobressalentes pendentes ou não para compra de materiais;
  • Aberturas de notas e lançamentos e encerramentos de ordens de serviços no Sistema do Cliente;
  • Análises de vibração e temperatura;
  • Levantamento e especificações de peças sobressalentes para compra e outros;
  • Estabelecer recursos necessários e procedimento operacional para atendimento emergencial.

O departamento de Engenharia da Rigging Brasil também está apto a realização de estudos de melhorias seja instalação de novos equipamentos e desativação dos sistemas hoje existentes e de sua viabilidade em termos custos/benefícios com os mesmos objetivos acima descritos neste item e apresentar estas propostas ao cliente para fins de avaliação conjunta e previsão orçamentária.

A Rigging Brasil com seu departamento de Engenharia avalia cada equipamento e indica a instalação ou substituição de componentes para atendimento normativo. Para garantir o uso seguro do equipamento, do local de trabalho e do processo, a NR 12 deve ser utilizada e adotada. As exigências apresentadas na norma devem ser adotadas na operação dos equipamentos, que devem dispor de:

  • Sistema anti-colisão entre as pontes, entre as talhas ou carros;
  • Limites de translação magnéticos ou por sensores
  • Sistemas de falta e supervisão de fase e contator colado
  • Redundâncias no limite de subida (limite contra peso)
  • Limitador de carga;
  • Botoeira com no máximo 24V;
  • Sinalização Áudio Visual;
  • Batedor anti-colisão.

O sistema anti-colisão entre as pontes rolantes, talhas ou carros são instalados em equipamentos que estão localizados em um mesmo caminho de rolamento, onde os sensores fotoeléctricos do componente evitam a colisão entre os mesmos, evitando danos estruturas e riscos de acidentes de grandes proporções.

O fim de curso é um recurso essencial para garantir a integridade do equipamento na sua utilização. Sua função é limitar o range de trabalho do equipamento, evitando choques, colisões, engastamento e demais avarias que podem comprometer a integridade do equipamento e consequentemente sua segurança. Pode ser instalado no caminho de rolamento, no curso de trabalho do cabo de aço, no curso de trabalho do troley, dentre outros.

O sistema de supervisão de falta e inversão de fases oferece a garantia que a falta de fase não gere perda de torque e garanta a correta operação e comando do equipamento. O sistema de supervisão de contactor colado oferece a oportunidade do operador acionar o botão de emergência em caso de sobrecarga ou curto circuito que possa colar os contatores.

De acordo com os itens 12.14 e 12.36 da referida norma, o operador não pode ter contato com tensão maior que 24V, dessa transformadores de tensão são utilizados para adequação da tensão de contato com operador do equipamento. A sinalização audiovisual também são componentes que podem ser instalados pela Rigging Brasil para adequação normativa. Sirenes e iluminação específica são instalados quando acionados pelo operador do equipamento, como por exemplo na translação, orientando as pessoas que o equipamento irá se deslocar.