NBR17020 Honestidade no mundo corporativo

NBR17020 você conhece ou já ouviu falar sobre (ABNT NBR ISOIEC 170202012)?

 

Você sabia que existe uma norma feita especialmente para sua segurança e segurança da empresa em todos os sentidos?! Esta norma é feita para exigir a imparcialidade dos prestadores de serviço, evitando o conflito de interesse entre inspecionar/manutenir e fornecer peças.

 

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  1. Escopo.

Esta Norma contém requisitos a competência de organismos que executam inspeção e para a imparcialidade e consistência de suas atividades de inspeção.

Ela se aplica a organismos de inspeção tipo A, B ou C, como definido nesta norma, e a qualquer estágio de inspeção.

NOTA: Os estágios de inspeção incluem fase de projeto, exame de tipo, inspeção inicial, inspeção em serviço ou acompanhamento.

4.1.2 O organismo de inspeção deve ser responsável pela imparcialidade de suas atividades de inspeção e não pode permitir que pressões comerciais, financeiras ou outras comprometam a imparcialidade.

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Sabe aquela situação em que você leva seu carro até o mecânico e ele indica trocar todas as peças possíveis e inimagináveis te fornecendo tudo pronto e instalado (tanto peças quanto mão de obra), mesmo sem necessidade? Pois bem, é isso!

Uma fabricante de equipamentos é feita justamente para construção dos mesmos, a partir do momento em que ela “inspeciona” teu equipamento, o interesse é só um… VENDER PEÇAS. Porém esta pratica não se reserva somente aos fabricantes; conforme citado no paragrafo acima os mecânicos também indicam e fornecem tudo pronto.

Infelizmente é o acontecimento mais comum praticado na indústria. Por experiência de causa, ouvimos das mais diversas corporações, que tem a ciência normativa de cuidar dos seus equipamentos de elevação e movimentação de cargas, relatos de que tem contrato de inspeção/manutenção, através de seus responsáveis técnicos ou gestores, a constante insatisfação que por tudo e a toda hora a contratada condena seus equipamentos (Pontes/Talhas/Pórticos) exigindo a troca de peças para deixa-los aptos quando na realidade o problema tem solução pontual e com segurança.

Não preso somente a isso os relatórios de inspeção/manutenção os quais apontam as corretivas a serem feitas, carregam informações vagas, um exemplo comum que vemos bastante: “Trocar cabo de aço”… Ai entram as seguintes perguntas: É AA ou AF? Qual a bitola? Torção direita ou esquerda? Qual material do cabo, aço galvanizado, aço inox ou aço polido? Quantos metros de cabo? Reparem quantas informações necessárias somente para este um item!

E sabem onde essas informações se encontram? Muito bem guardados com a contratada! Pois caso o cliente queira buscar mais opções no mercado escutarão de todas as outras empresas a mesma observação “com essas informações não consigo orçar, precisamos inspecionar seu equipamento”, diante deste cenário o cliente se vê obrigado a executar a corretiva e a aquisição de peças com o terceiro que foi pago para inspecionar, porque não faz sentido pagar duas vezes pelo mesmo serviço de inspeção.

Outra pratica comum é o famoso “valor simbólico para cobrir despesas”, muitas empresas especializadas usam desta “estratégia”, orçam um valor realmente muito abaixo do mercado, porém isso gera um pedido de compras e uma liberação de verba de um centro de custos internamente do cliente, o que os departamentos de gerencia entendem com isso? Que já esta sendo contratado um serviço para esta preventiva, portanto o próximo passo é a corretiva…

Conseguem enxergar onde isso vai parar? O valor simbólico vai ser cobrado sim, com muitos juros e correção! E sabe onde? Na corretiva com o fornecimento de peças! O relatório desta empresa é superficial e todas as informações vagas, impossibilitando qualquer outra terceira de orçar, ou até mesmo do cliente adquirir com segurança os materiais no mercado (evitando bitributação) para contratar a mão de obra posteriormente otimizando custos… Já escutamos em diversos clientes parceiros, também, que algumas empresas especializadas ainda dizem que se não comprarem as peças com elas, não garantem o funcionamento e qualidade no serviço; novamente você está AMARRADO.

Por isso esta norma te resguarda e obriga ao prestador de serviço especializado, a RESOLVER seu problema e não a criar mais um.

 

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3.8 Imparcialidade

Presença de objetividade

NOTA1 Objetividade significa que conflitos de interesse não existem ou estão resolvidos de forma a não influenciar adversamente as atividades subsequentes do organismo de inspeção.

NOTA2 Outros termos que são úteis para transmitir o elemento de imparcialidade são: independência, ausência de conflito de interesses, ausência de inclinação tendenciosa, ausência de preconceito, neutralidade, justiça, mente aberta, desprendimento e equilíbrio.

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Acredito que muitos já devam ter lido a respeito daquela pequena assistência técnica “Rei do Iphone”, que um cliente estava com um problema no aparelho, o técnico em questão viu que era algo muito simples e entendeu não ser um serviço técnico e que não teria o que cobrar: https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2016/07/rei-do-iphone-mostra-que-honestidade-e-bom-negocio.html.

Pois são esses os valores que a Rigging Brasil carrega, a honestidade, o valor ético, a idoneidade e a empatia.

Somos uma empresa exclusivamente prestadora de serviços. Dessa forma conseguimos nos dedicar as reais necessidades de cada cliente sem que outros interesses possam interferir. Quando iniciamos um trabalho de inspeção e adequação dos materiais nos baseamos apenas nas normas vigentes e no próprio know-how, sem ter nenhum vinculo com fabricantes e fornecedores, o que garante aos nossos clientes uma maior transparência de nossos serviços. Acesse nosso site e saiba mais www.riggingbrasil.com.br

 

4.1.4  Se um risco à imparcialidade for identificado, o organismo da inspeção deve ser capaz de demonstrar como ele elimina ou minimiza tal risco.

 

“Seja a mudança que você quer ver no mundo” (Mahatma Gandhi)